Nesta terça-feira, 7, faleceu aos 96 anos, líder histórico da extrema direita na França, Jean-Marie Le Pen. Jean-Marie é pai de Marine Le Pen, a principal figura da extrema direita na política francesa atualmente.
Jean-Marie estava internado em uma casa de repouso há várias semanas devido à sua saúde fragilizada. O líder cercado por seus familiares.
Polarizador e abertamente racista, Jean-Marie Le Pen era uma figura polêmica na política francesa. Ele possuía ideais extremistas em outros temas, como gênero e imigração. Ele concorreu cinco vezes à Presidência da França, todas sem êxito.
Le Pen fundou em 1972 a Frente Nacional, atualmente chamada de Reunião Nacional (RN), um partido que inicialmente reunia neofascistas e que depois foi se moderando. O RN, no entanto, continua sendo o principal partido da extrema direita na França e ainda preserva alguns de seus ideais, como a postura anti-imigração.
Jean-Marie acumulou condenações judiciais em casos de antissemitismo e frequentemente era acusado de xenofobia e racismo. Em um dos episódios, ele foi condenado e multado em 1990 por contestar os crimes de guerra dos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.