A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza eleição para a presidência do órgão, no Pará, nesta segunda-feira, 18, de 9h às 17h. O processo democrático ocorre na Grande Loja Maçônica, localizada no bairro do Marco. Duas chapas estão inscritas, sendo elas: Chapa 10 (Inclusão União E Independência), do atual e candidato a reeleição, Eduardo Imbiriba; e a Chapa 15 (Renova OAB), do candidato Sávio Barreto. As eleições ocorrem para o triênio 2025-2027.
A Ordem dos Advogados do Brasil representa a classe de advogados, além de executar a fiscalização e defesa dos direitos. A OAB tem como uma das suas principais funções a proteção da constituição e do estado de direito, garantindo que os princípios democráticos sejam preservados e que a justiça seja acessível a todos os cidadãos. Ela foi criada em 1930, por intermédio do Decreto 19.408/30, que substituiu o Instituto de Advogados Brasileiros (IAB), que já existia desde 1843.
No Pará, as eleições serão realizadas de forma presencial, através de urna eletrônica que durante a manhã do dia 6 de novembro foi lacrada e averiguada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. "Acredito que o presidente que for eleito, deve investir no combate à violação de prerrogativas dos advogados, que vem se tornando comum não só no Pará, mas em todo o Brasil. Sendo assim, não podemos só emitir nota de repúdio, mas também aplicar políticas severas em casos desse caráter", diz Raul Cabral, advogado que votará pela primeira vez em uma eleição presidencial da OAB.
Segundo o edital, a escolha do novo gestor deve ter em sua composição duas chapas, incluindo nelas conselheiros titulares (52), conselheiros suplentes, e diretores e também conselheiros da Caixa Assistência dos Advogados.
Inclusão União E Independência
A chapa 10 que tem como candidato Eduardo Imbiriba, quer manter a atual gestão. Unindo a advocacia do Estado. Uma das suas pautas é a inclusão de advogados em assuntos representativos. A expansão de atendimento é outra proposta, que visa melhorar o atendimento em todo o Pará.
Renova OAB
A Renova tem como candidato Sávio Barreto, e busca dar voz a nova leva de advogados. Atendendo as necessidades do Estado, com transparência e diálogo, a chapa busca aumentar as formas de diálogos entre os advogados.
Para votar é necessário ter em mãos, no dia de votação, cartão ou documento de identidade profissional, ou documento com foto.
O portal de notícias ‘Espia já!’ tentou contato com ambas as chapas e com a assessoria da OAB, entretanto ainda não obteve retorno.