Durante evento realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia nesta quinta-feira (28), e cujo objetivo era reconhecer as melhores amêndoas de cacau que tinha que têm origens no Brasil, mais uma vez, o estado do Pará teve destaque e levou o primeiro lugar na categoria chamada Varietal.
A paraense que subiu no lugar de maior destaque do pódio, foi a produtora Miriam Federicci, de Medicilândia, com a melhor amêndoa.
Também de Medicilândia, o produtor Robson Brogni, ficou em terceiro lugar na categoria mistura.
Foram premiados os produtores dos estados de Rondônia e da Bahia.
A premiação, intitulada de “Concurso Nacional de Cacau Especial - Qualidade e Sustentabilidade”, promoveu um encontre entre representantes de instituições públicas e privadas, os produtores finalistas e os membros da organização do evento.
Segundo informações da Agência Pará, o evento teve recurso financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau) em uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau intitulado como Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (Cic) em parceria com a Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A coordenação local do evento é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).