O Governo do Estado recomenda que os adultos fiquem atentos aos calendários de imunização de crianças na faixa etária de 0 a 12 anos, além acompanhem as crianças aos postos de vacinação para receberem as vacinas pediátricas, incluídos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Em 2024, o Pará recebeu do Ministério da Saúde a nova edição da ‘Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania’, que também incluiu as vacinas contra covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para oferecer uma visão abrangente do bem-estar infantil, com base em informações atualizadas sobre temas como aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e até orientações para o uso seguro de dispositivos eletrônicos.
O cartão de vacinação é o documento que comprova a trajetória vacinal desde a infância até a vida adulta. Em situações de grandes acidentes, ter a proteção vacinal documentada é um diferencial, inclusive na conduta médica.
REGISTRO - A Caderneta da Criança é destinada igualmente aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações relevantes como acompanhamento das consultas desde o pré-natal e espaços para preenchimento das consultas de puericultura recomendadas pelo Ministério da Saúde. Ela contém também gráficos de crescimento, peso, altura, IMC, pressão arterial, instrumentos para vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro das vacinas aplicadas.
A versão mais recente da caderneta mantém os espaços para registros dos profissionais de outros setores, visando facilitar o diálogo entre as equipes de saúde, assistência social e educação. Assim, família e profissionais podem acompanhar conjuntamente como a criança está crescendo e se desenvolvendo. Ela também está disponível em formato digital.
0 A 12 ANOS – Entre as vacinas disponíveis para crianças dessa faixa etária estão: BCG; hepatite A e B; poliomielite; pentavalente; pneumocócica 10 valente; rotavírus humano; meningocócica C; febre amarela; tríplice viral; tetraviral; DTP; varicela monovalente; pneumocócica 23 valente; DT; HPV e Covid-19, que no Pará é administrada com a vacina Pfizer Baby, dividida em três doses: aos 6, 7 e 9 meses.
Com informações de Agência Pará