Funeral do Papa

'Maior Argentino da história', disse Milei sobre Papa Francisco

Presidente da Argentina relata conversa com papa e rebate criticas sobre seu atraso

 

Na primeira fila do funeral do papa Francisco, o presidente da Argentina, Javier Milei, disse que o papa foi o "maior argentino da história" e também rebateu críticas recebidas na internet por se atrasar para a cerimónia, não tendo visto o corpo do papa Francisco antes de fechar o caixão.

Em entrevista a um jornal da Argentina realizada na sexta-feira (25), Milei relembra quando pediu desculpas ao papa por duras críticas feitas ao pontífice e foi perdoado no ano passado pelo mesmo. "Foram erros da juventude" disse o papa na época do perdão.

Milei contou detalhes inéditos sobre a conversa com o papa, que ocorreu em fevereiro de 2024, no Vaticano. O presidente argentino expressou arrependimento por suas críticas ao papa, que já foi chamado de "representando do mal na Terra" pelo presidente.

Durante uma entrevista ao Clarín, Milei disse:“Sim, claro que pedi desculpas a ele. E ele me disse: ‘Não se aborreça, esses são erros de juventude’. Acho que foi um pouco mais. Se bem me lembro, ele disse: ‘Quando somos jovens, todos fazemos coisas estúpidas’”

"Sim, claro que pedi desculpas a ele. Ele me disse:' Não se aborreça, esses são erros da juventude'. Acho que foi um pouco mais. Se bem me lembro, ele disse:' Quando somos jovens, todos fazemos coisas estúpidas'" disse Milei ainda na entrevista.

O presidente argentino ainda relata que a conversa foi divertida e que em dado momento do encontro, Axel Wahnish, rabino e "guia espiritual" de Milei e atual embaixador argentino em Israel, foi apresentado ao Papa Francisco

“Naquela época eu vim de Israel e o apresentei ao meu rabino. Foi muito engraçado porque Axel disse ao papa Francisco: ‘Bem, olha, eu o trouxe de volta’, e o papa disse: ‘Não, fique com ele’", disse o presidente sobre o encontro entre o papa e seu rabino.

Apesar das críticas, Milei chama o papa de "o argentino mais importante da história" e lamenta a morte de Francisco, antes do funeral.

“É uma perda enorme para os argentinos, fizemos algo errado por algum motivo, ele nunca quis vir para a Argentina. A perda de um ser humano é sempre algo muito doloroso, é doloroso que o argentino mais importante da história tenha partido", disse Milei. "Líder espiritual de cerca de 2 bilhões de seres humanos" e "é muito maior do que você pode imaginar" foram adjetivos acrescidos por Milei em sua fala.

Milei também foi duramente criticado por se atrasar para o funeral do papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. "Imbecis com baixo QI" disse o presidente argentino sobre os comentários referentes ao seu atraso.

Compartilhar

Tags