A programação do carnaval de Belém teve início neste sábado (1º), no Ver-o-Rio, com um animado cortejo até o Porto Futuro e grandes shows, tudo de forma gratuita para o público.
A Secretaria Municipal da Mulher (Semu) e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos promoveram ações de conscientização durante o Carnaval de Belém, distribuindo leques, copos, adesivos e viseiras para os foliões. A iniciativa faz parte da campanha "Carnaval é de Todos, Respeito Também", que busca garantir uma festa segura, livre de violência e assédio.
A secretária de Direitos Humanos, Larissa Martins, destacou o compromisso da campanha com um Carnaval inclusivo. “Queremos conscientizar contra o assédio, além de combater o racismo e a LGBTfobia. Nosso objetivo é mostrar que é possível curtir a folia sem preconceitos e com tranquilidade, e a Prefeitura de Belém está empenhada em tornar isso realidade”, afirmou.
Já a secretária municipal da Mulher em exercício, Brenda Christo, celebrou a realização da campanha logo no início da festividade, que também marca a chegada de março, o mês internacional da mulher. “O Carnaval pode trazer situações de vulnerabilidade para as mulheres, por isso essa ação é essencial. Toda mulher é dona do seu próprio corpo e tem o direito de se divertir com respeito. Queremos reforçar essa mensagem e garantir que todas sejam respeitadas”, pontuou.
Programação para todos
O Carnaval de Belém conta com mais de 100 atrações espalhadas pela capital, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro e da ilha de Cotijuba. A programação inclui trios elétricos, blocos, shows e o Desfile Oficial das Escolas de Samba dessas regiões. Para conferir os detalhes da festa, um site oficial está disponível ao público.
Com informações da Agência Belém.