Após a morte do Papa Francisco nessa segunda-feira, já se começam as preparações para saber quem será o novo papa. Que será decidido no conclave que será realizado dentre 15 ou 20 dias, que conta com a participação de 135 cardeais que podem votar e serem votados.
Os favoritos a assumirem o posto são:
- Matteo Maria Zuppi, italiano de 69 anos, é arcebispo de Bolonha, adota uma postura parecida com a de Francisco na ajuda aos pobres e aos imigrantes.
- Peter Kodwo Appiah Turkson, Ganes, de 76 anos, é funcionário do vaticano, adota uma postura mais conservadora.
- Joseph Tobin, americano de 72 anos, é arcebispo de Newark, conhecido pela sua abertura aos grupos LGBT.
- Luis Antonio Gokim Tagle, filipino de 67 anos, adota uma postura de comprometimento à justiça social.
- Pietro Parolin, italiano de 70 anos, é diplomata do vaticano, adota uma postura conservadora, condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
- Juan Jose Omella, espanhol de 79 anos, é arcebispo de Barcelona, adota uma postura de promoção da justiça social, é uma visão inclusiva do catolicismo.
- Mario Grech, Maltes, de 68 anos, é secretário-geral do Sínodo dos Bispos, se tornou um porta-voz das reformas de Francisco na igreja.
- Peter Erdo, húngaro de 72 anos, é cardeal, adota uma postura conservadora, sendo contra o apelo do Papa Francisco para as igrejas acolherem refugiados.
Jean-Marc Avelino, francês de 66 anos, é arcebispo de Marselha, tem uma postura mais progressista em relação à imigração.