Foi oficialmente estendida para toda a população a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, segundo determinação do Ministério da Saúde. Iniciada no dia 2 de setembro a data de extensão para a vacinação vai até o dia 31 de janeiro de 2025, com o objetivo de aumentar os índices de cobertura vacinal para todos, como uma forma de driblar a baixa procura pela vacina, principalmente, por aqueles que são os tidos como grupos prioritários (idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças).
Atualmente, a cobertura vacinal no Pará está em cerca de 30%, muito abaixo da meta de 90% que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para todos os estados do Brasil. A baixa procura pela vacina pode estar diretamente ligada ao crescimento dos discursos “antivacina”, que avançou bastante nos últimos tempos, principalmente, com o antigo presidente do país.
Sobre a Influenza:
Popularmente conhecida como gripe, a Influenza é um tipo de infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco, geralmente, os prioritários nas agendas vacinais. A doença afeta especialmente os pulmões, nariz e garganta e seus sintomas são febre, calafrios, dores musculares, congestão nasal, coriza, dor de cabeça e fadiga.
O foco da ampliação a é reduzir as complicações, internações e claro, aumentar a imunidade. As vacinas de proteção contra a Influenza estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado, segundo a Sespa.