TSE

Veja como regularizar seu título de eleitor de forma online, após o prazo legal acabar

Mais de 5 milhões de títulos foram cancelados, segundo o TSE

 

Quem teve o título cancelado pela Justiça Eleitoral ainda pode requerer a regularização do documento. Mais de 5,3 milhões de eleitores perderam o prazo legal para regularizar a situação diante da Justiça Eleitoral e estão com o título passível de cancelamento. A estatística abrange pessoas que não votaram nas últimas três eleições, não justificaram sua ausência e não pagaram a multa estipulada pela legislação.

O cidadão que estiver com o título cancelado não pode votar ou ser votado, além de ficar sujeito a uma série de impedimentos, não podendo se inscrever em concursos públicos, receber remunerações de cargos públicos, participar de concorrências administrativas, renovar matrícula em instituições de ensino públicas e tirar carteira de identidade ou passaporte.

Para regularizar, o eleitor deve primeiro checar a situação do seu título, de forma presencial, no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral ou de forma online, no Autoatendimento Eleitoral no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Passo a passo online

Ao acessar https://www.tse.jus.br/, clique, na parte direita da página de abertura, em Autoatendimento Eleitoral. Vão aparecer algumas opções, clique em Título Eleitoral e na sequência, no número 7, ‘’Consultar situação eleitoral’’. Informe o número do seu título de eleitor ou seu CPF, ou seu nome e aperte ‘’entrar’’.

Se o título estiver cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização. 

Como regularizar o título cancelado? 

Se o seu título estiver cancelado, o passo a passo é semelhante: vá em Autoatendimento Eleitoral, clique em Título Eleitoral e vá até a opção 6, ‘’Regularize seu título eleitoral cancelado”.  

Preencha o formulário e envie os documentos solicitados e, em seguida, anote o número do protocolo para acompanhar o andamento do pedido também pelo Autoatendimento Eleitoral, seguido de Título Eleitoral, clicando na opção 2, ‘’Acompanhe uma solicitação’’.

A verificação e o cancelamento de títulos irregulares ocorrem sempre em anos não eleitorais, como forma de manter atualizado o cadastro nacional de eleitores e conforme determina a legislação eleitoral. Em 2026, a eleição é para presidente da república, governadores, senadores e deputados federais.

Compartilhar

Tags