Justiça

AGU irá contratar advogados do exterior para extradição de condenados por terrorismo

Profissionais vão atuar em 64 processos de condenados pelo STF

Advogados de outros países devem ser contratados para advogar em processos de extradição de condenados pelo STF por ações de terrorismo no dia 8 de janeiro de 2023. O processo que extraditar cerca de 64 condenados pelos atos do 8/1.

Essas pessoas são consideradas foragidas. Há pelo menos 122 condenados nessa condição, conforme levantamento do STF – não necessariamente eles estão no exterior.

A contratação de advogados em outros países obedece à determinação da Suprema Corte para extraditar pessoas condenadas. Os pedidos de extradição são encaminhados pela AGU ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que verifica se a solicitação segue critérios de admissibilidade exigidos em lei ou por tratado entre o Brasil e o país onde está o foragido.

Nota da AGU detalha que “o Estado brasileiro pode intervir como parte processual em processos judiciais estrangeiros relacionados a pedidos de extradição, normalmente atuando como assistente processual da parte autora, para contribuir com o esclarecimento de questões factuais e jurídicas que surjam no decorrer do processo.”

Além dos atuais 64 processos, novos pedidos de extradição poderão ser feitos, e a ações decorrentes deverão ser abertas pelos advogados estrangeiros a serem contratados.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhar

Tags