O desempenho dos candidatos paraenses na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 reforçou os desafios educacionais no Estado. Apesar de mais de 175 mil estudantes participarem das provas, nenhum deles conseguiu atingir a nota máxima de mil pontos na redação, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em todo o Brasil, apenas 12 participantes alcançaram a pontuação perfeita. Destes, somente um era oriundo da rede pública de ensino. Os estados com candidatos nota mil incluem Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Embora nenhum candidato do Pará tenha atingido a nota máxima, 121 participantes alcançaram pontuações entre 980 e 1.000. Dentro desse grupo, apenas 20 são estudantes da rede pública.
Outro dado relevante é o número de candidatos com notas entre 950 e 980: 1.761 estudantes no Estado se encontram nessa faixa, sendo 295 deles oriundos de escolas públicas. Esses números destacam as disparidades entre o desempenho de estudantes da rede pública e privada, além de refletirem os desafios enfrentados pelo sistema educacional público para preparar os alunos para o exame.
Os resultados do Enem 2024 revelam que o desempenho de candidatos com notas máximas na redação continua concentrado em estados do Sudeste e Nordeste, regiões que tradicionalmente apresentam maior número de participantes com altas pontuações. Além disso, o número reduzido de estudantes da rede pública entre os melhores desempenhos acende um alerta para a necessidade de políticas públicas voltadas à equidade educacional.
Especialistas em educação apontam que o resultado do Enem deve ser visto como um estímulo para fortalecer o ensino público no Pará. Iniciativas como capacitação de professores, ampliação do acesso a materiais didáticos de qualidade e programas de incentivo à leitura e escrita podem fazer a diferença nos próximos anos.
Com o tema da redação deste ano "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", o Inep destacou a importância de uma abordagem reflexiva e bem fundamentada, características que estiveram presentes nos textos nota mil.
A expectativa agora é que os dados do Enem 2024 sirvam como ponto de partida para um debate mais amplo sobre a educação no Estado, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes paraenses nas próximas edições do exame.