Patrimônio Agrícola Mundial

Erva-mate sombreada será reconhecida como Patrimônio Agrícola Mundial

A erva-mate vai ser oficialmente reconhecida pela FAO, em Roma, como Patrimônio Agrícola Mundial

 

Amanhã, dia 31, será um dia histórico para os camponeses que cultivam a erva-mate sombreada. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) firmará, oficialmente, o reconhecimento do Sistema Tradicional de Erva-mate como Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM). A celebração vai ocorrer em  Roma e contará com entrega de certificados, foto oficial, inauguração de exposição e apresentações culturais.

Uma comitiva de representantes da erva-mate já se encontra em Roma, onde acompanharão o evento promovido pela FAO. A comitiva é formada por camponeses, pesquisadores e técnicos que fazem parte do cotidiano deste Sistema Tradicional. Entre os membros desta  comitiva estão Nelson Dias da Silva, agricultor familiar, Coordenador Regional Centro-Sul da FETRAF-PR e Secretário Executivo do Observatório dos Sistemas Tradicionais Agroecológicos da Erva-Mate; Evelyn Roberta Nimmo, coordenadora da candidatura SIPAM e professora/pesquisadora na University of Alberta (Canadá); Alessandra Izabel de Carvalho, professora da UEPG e membro do CEDErva; Anésio da Cunha Marques, analista ambiental do ICMBio; Ana Paula Wenglarek, faxinalense, agricultora familiar e técnica do CEDErva; e Jessica Mara Vergopolem, agricultora familiar e membro da ECOARAUCÁRIA.

Este reconhecimento valoriza o trabalho das famílias camponesas que mantêm viva uma prática agrícola que combina a produção de erva-mate e a Floresta com Araucária, fomentando a agroecologia e fortalecendo a agricultura familiar. Neste sentido, salientou Nelson Dias da Silva, agricultor e Coordenador Regional Centro-Sul da FETRAF-PR:

“Estar, neste momento histórico, representando todas as famílias de agricultores da nossa região é uma satisfação muito grande. Desde o início das discussões, eu acreditei: acreditei na nossa capacidade, na força dos agricultores e nas parcerias. Essa é, para mim, a maior conquista, a vitória mais importante.”

Assim, portanto, trata-se de uma vitória inegável para os trabalhadores do Paraná e  do País. A erva-mate sombreada possui um valor que vai além da economia: ela se destaca pelo seu mérito ecológico e pela força da tradição. Sua produção agroecológica não apenas serve de referência em sustentabilidade, mas também se torna um elemento importante para a conservação da biodiversidade e para o fortalecimento das comunidades rurais.

Com informação Cederva

Compartilhar

Tags