A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, o qual reúne articulações e ações de qualificações e reconhecimento da educação básica e de incentivo à docência. A prova, de modo geral, possui a mesma matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas, que foca nos cursos de formação docente. Além disso, esta prova será aplicada anualmente.
A prova foi extensa e formulada, sobretudo, a partir de situações problemas típicos do contexto escolar, o que já indica o perfil e a singularidade desta prova de agora em diante. Portanto, a partir de agora os professores que forem realizar a prova novamente já terão um norte para organizar seus estudos e se preparar.
Em relação ao tema da discursiva, muitos gostaram e outros foram pegos desprevenidos. O tema foi o idadismo como desafio social e educacional no contexto do Brasil. Os enunciados trouxeram textos de apoio que destacavam a importância de combater os estereótipos, preconceitos e práticas discriminatórias relacionadas à idade no contexto mais geral e na escola em particular. Dentre os textos, destacou-se o Art. 22 do Estatuto do Idoso e outro de Paulo Freire que refletia sobre a juventude e a velhice.
Com informações Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
