O fundador da Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como "Seu Tuta," faleceu nesta segunda-feira, 4 de novembro, aos 93 anos. O empresário e comunicador estava internado no Hospital Sírio-Libanês, com a saúde bastante debilitada.
Em nota oficial, a Jovem Pan confirmou o falecimento: “É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários. Antônio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record.”
Com uma carreira iniciada no jornalismo nos anos 1940, Tuta foi responsável pela criação dos famosos festivais de música da TV Record, incentivando o movimento musical da época. Em 1964, assumiu a direção da rádio Panamericana, então de propriedade da Record, transformando a emissora na atual Jovem Pan.
Seu Tuta acumulou diversas conquistas, incluindo o prêmio APCA da Associação Paulista de Críticos Teatrais. Ele atuou como diretor-presidente da Jovem Pan de 1973 a 2014, quando seu filho, Tutinha, assumiu o comando.
Seu talento para a comunicação estava no sangue, já que seu pai, Paulo Machado de Carvalho, também foi uma figura proeminente no setor, fundador da Record e nome do estádio de futebol Pacaembu. Ao longo de sua carreira, Tuta trabalhou com grandes nomes da TV brasileira, como Ronald Golias, Jô Soares e Hebe Camargo, sendo pioneiro nas transmissões esportivas e de humor da TV Record e da Jovem Pan.