André Corrêa do Lago é o novo presidente da COP — 30, que será realizada em novembro, em Belém. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 21.
O embaixador é secretário de clima do Ministério de Relações Exteriores, e teve papel fundamental como diplomata do Itamaraty, quando o assunto era negociação ambiental.
Em reunião no Palácio do Planalto, Lula, Rui Costa, Marina Silva, Maria Laura da Rocha e Sidônio Palmeira, decidiram que Lago é a melhor escolha como presidente da conferência.
A nomeação iria ser divulgada no dia 15, mas com a situação do PIX foi de grande atenção, então a posse foi adiada. A demora trouxe críticas ao governo, tendo em vista que, em situações anteriores, o presidente da COP foi anunciado na edição antecedente.
O atraso pode fazer com que as tratativas iniciais demorem ainda mais, pois a negociação deve ser antecipada para que, durante o evento, não ocorra demora.
Segundo a Folha de São Paulo, a estratégia é usar o Brics, que será realizado no Brasil, para avançar o máximo possível nas negociações.
André Corrêa do Lago
Lago atualmente é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, com vasta experiência em temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e mudança de clima.
Além disso, André foi negociador-chefe do Brasil em alguns fóruns internacionais em 2011, 2013, 2023 e 2024.