O Ministerio da Fazenda tem como previsão o crescimento de 2% do Produto Interno Bruto do país, neste ano. O ministro Fernando Haddad, afirmou a informação na tarde da última quinta-feira, 27.
Em fevereiro, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda tinha revisado a projeção para o PIB de 2025 de 2,5% para 2,3%.
Segundo Haddad, tanto o BC como a SPE têm liberdade de traçar projeções. No entanto, disse o ministro, as estimativas da Fazenda têm ficado mais próximas dos números realizados.
O ministro ressaltou estar comprometido com o regime de metas de inflação e negou qualquer discordância com o Banco Central.
Núcleo de inflação
Haddad também comentou a declaração recente do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que defendeu a retirada dos preços de alimentos e de energia da meta de inflação e, portanto, do cálculo da Taxa Selic (juros básicos da economia). Segundo Haddad, tanto o Banco Central como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm metodologias respeitáveis, e o próprio BC tem análises que desconsideram itens voláteis na definição dos juros básicos.
Com informações da Agência Brasil.