A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que irá conceder auxílio habitacional temporário, conhecido como aluguel social, às famílias que vivem na ocupação Zumbi dos Palmares, localizada em um prédio desativado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro da cidade. A medida foi oficializada em decreto publicado nesta sexta-feira, 13, no Diário Oficial do município, após decisão judicial que determinou a reintegração de posse do imóvel.
A Justiça determinou a reintegração de posse do edifício, localizado na rua Venezuela, 53, ao INSS. Na quinta-feira (12), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) anunciou que a desocupação do imóvel será feita na próxima segunda-feira (16), devido aos riscos estruturais da edificação, que está oficialmente interditada pela Defesa Civil Municipal.
Aluguel de R$ 400
De acordo com a legislação municipal, o aluguel tem o valor de R$ 400 e pode ser pago por um ano, mas é possível prorrogar esse prazo, caso a situação de moradia não tenha sido resolvida.
“A gente tem essa preocupação em relação ao tempo em que vai ser concedido o aluguel para essas famílias. E qual vai ser o reassentamento, porque é um aluguel social provisório. E ele tem que ser pago inclusive antes do despejo, para que as famílias de fato possam procurar um outro imóvel para levar os pertences”, disse a coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Najup), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Trotta, que assessora as cerca de 100 famílias que vivem no local.
Com informações da Agência Brasil.