O técnico Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta segunda-feira (25/08) a lista de convocados para os dois últimos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil enfrenta o Chile, no Maracanã, no dia 4 de setembro, e a Bolívia, cinco dias depois, em La Paz. Com a vaga já garantida para a Copa do Mundo de 2026, o comandante promoveu nove alterações em relação à última convocação e deu espaço para novos nomes, como o atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, único novato.
A lista de 25 jogadores mostra a intenção de Ancelotti em equilibrar experiência e renovação. “Obviamente, não posso convocar todos os jogadores que não conheço. Esse grupo tem que ter uma base fixa que será importante para a Copa do Mundo. Ao redor desse grupo, temos que colocar jogadores que no futuro possam estar na lista definitiva”, explicou o técnico em coletiva.
Novidades e retornos
Além de Kaio Jorge, outros oito jogadores que não estavam na convocação anterior foram chamados: os laterais Caio Henrique (Monaco) e Douglas Santos (Zenit), os zagueiros Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Gabriel Magalhães (Arsenal), o volante Joelinton (Newcastle), o meia Lucas Paquetá (West Ham) e os atacantes João Pedro (Chelsea) e Luiz Henrique (Zenit).
O retorno de Paquetá, após um período fora da seleção nacional, é um dos pontos altos da lista. A ausência de Neymar, já esperada, segue a linha de não convocar jogadores que não estejam em atividade regular ou que precisem de mais tempo para recuperação física.
E a espinha dorsal do time segue com nomes como Alisson, Marquinhos, Bruno Guimarães, Casemiro e Richarlison. A convocação também mantém a aposta em jovens promessas que vêm sendo acompanhadas, como Estêvão (Chelsea) e Andrey Santos (Chelsea).
Com 25 pontos e a terceira colocação na tabela, atrás da Argentina (35) e do Equador (25, mas com saldo melhor), o Brasil já assegurou sua vaga para o Mundial. Dessa forma, os jogos contra Chile e Bolívia servem como teste final para aperfeiçoar o grupo que representará o país na Copa do Mundo.
Próximos passos
Além dos compromissos nas Eliminatórias, a Seleção tem uma agenda movimentada até a Copa. Estão previstos amistosos em outubro contra Coreia do Sul e Japão, como parte da preparação. O objetivo é chegar ao fim de maio de 2026, quando a lista definitiva será divulgada, com o grupo mais afinado e competitivo possível.
O primeiro desafio será contra o Chile, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília) do dia 4 de setembro. Depois, a equipe encara a difícil altitude de El Alto, na Bolívia, no dia 9. Para esse jogo, a comissão técnica já prepara um trabalho específico de aclimatação para minimizar os efeitos dos mais de 4 mil metros de altitude.
Confira a lista completa dos convocados para a Seleção Brasileira
Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Alexsandro Ribeiro (Lille)
Alex Sandro (Flamengo)
Caio Henrique (Monaco)
Douglas Santos (Zenit)
Fabricio Bruno (Cruzeiro)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Vanderson (Monaco)
Wesley (Roma)
Meio-campistas:
Andrey Santos (Chelsea)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes:
Estêvão (Chelsea)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
João Pedro (Chelsea)
Kaio Jorge (Cruzeiro)
Luiz Henrique (Zenit)
Matheus Cunha (Manchester United)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)