O Campeonato Brasileiro de 2025 ainda nem completou suas dez primeiras rodadas e já registra um impressionante número de sete demissões de técnicos. A mais recente aconteceu neste domingo (11), quando Fábio Matias foi desligado do comando do Juventude após a derrota por 5 a 0 para o Fortaleza, no Castelão, pela oitava rodada.
O técnico não resistiu à sequência de cinco jogos sem vitória, na qual o time sofreu 17 gols, incluindo goleadas por 6 a 0 diante do Flamengo, 3 a 1 para o Internacional e a derrota magra por 1 a 0 frente ao Atlético-MG. No total, Fábio Matias comandou o Juventude em 26 partidas, conquistando apenas 12 vitórias.
Além do Juventude, Fluminense, Santos, Vasco, Grêmio, Sport e Corinthians também já trocaram de treinador na atual edição da Série A.
No Sport, Pepa não resistiu após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã, no dia 3 de maio. Mesmo após conquistar o Campeonato Pernambucano em 2025 e ter um aproveitamento de mais de 50% no total de 39 partidas, o português foi desligado devido à sequência negativa.
Outro português a perder o cargo foi Pedro Caixinha, demitido do Santos em 13 de abril após a derrota para o Fluminense. Em 16 jogos no comando do Peixe nesta temporada, ele somou seis vitórias, três empates e sete derrotas.
No Vasco, Fábio Carille foi demitido em 27 de abril após derrota para o Cruzeiro. O técnico acumulava nove vitórias, três empates e sete derrotas em 19 jogos.
O Grêmio também trocou de técnico cedo. Gustavo Quinteros foi desligado no dia 16 de abril após derrota por 4 a 1 para o Mirassol. Apesar de um bom desempenho no Campeonato Gaúcho, o fraco início no Brasileirão, com apenas uma vitória em quatro rodadas, foi decisivo para sua saída.
No Corinthians, Ramón Díaz foi demitido no dia 17 de abril, após a derrota em casa para o Fluminense. O técnico argentino acumulava uma sequência de apenas uma vitória em sete jogos, além da eliminação precoce na Libertadores e desentendimentos internos, incluindo uma crítica pública de Memphis Depay.
A primeira troca da temporada aconteceu no Fluminense. Mano Menezes foi desligado ainda na rodada de abertura, após a derrota por 2 a 0 para o Fortaleza no Castelão, em 29 de março.
Com um ritmo de demissões acelerado, o Brasileirão 2025 já repete um cenário de forte instabilidade no comando técnico dos clubes, um velho conhecido do futebol brasileiro. Com a sequência da competição, a expectativa é que o número de mudanças possa aumentar ainda mais nas próximas semanas.