O Corinthians oficializou, na tarde desta segunda-feira (28), a contratação de Dorival Júnior como novo técnico. O anúncio confirma que ele permanecerá no cargo até dezembro de 2026. Ele assume em um momento turbulento, logo após a pesada derrota por 4 a 0 para o Flamengo, no sábado (26), pelo Campeonato Brasileiro.
Dorival será apresentado em coletiva na terça-feira (29) e deve estrear já na quarta-feira (30), diante do Novorizontino, pela Copa do Brasil. Ele terá como auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Resende.
Em comunicado divulgado pelo clube, o treinador destacou o desafio e a responsabilidade de assumir o Timão:
“É um momento importante da minha carreira. Espero deixar um legado em um trabalho que já vinha sendo realizado. A comissão técnica anterior, comandada por Ramón Díaz, fez um belo trabalho e nos deixou em situação especial. Espero dar sequência a tudo isso e alcançar os melhores resultados para esta grande equipe.”
O técnico também enalteceu a torcida corintiana:
“É uma torcida fiel, que não desiste em momento algum. Isso é uma marca registrada. Espero vivenciar tudo isso. Se Deus quiser, darei o meu melhor para todos os torcedores.”
Reviravolta nas negociações
Inicialmente, o Corinthians buscava Tite para o cargo. O ex-técnico da Seleção Brasileira chegou a ter um acordo encaminhado, mas desistiu após sofrer uma crise de ansiedade na véspera da assinatura. Com a negociação frustrada, o clube recorreu a Dorival, que já havia sido sondado em outras ocasiões — inclusive em 2023, quando optou pelo São Paulo.
Trajetória e desafios
Dorival fecha um ciclo em São Paulo, após passagens por Santos, São Paulo e Palmeiras. No Timão, ele terá a missão de reerguer o time na Sul-Americana, na Copa do Brasil e no Brasileirão. Seu último trabalho foi na Seleção Brasileira, onde teve início promissor, mas foi desligado após a goleada por 4 a 1 para a Argentina em março.
Agora, ele encara a pressão de um dos clubes mais exigidos do país. Seu primeiro teste será contra o Novorizontino, na quarta-feira (30). No sábado seguinte, 3 de maio, pela sétima rodada do Brasileirão, o Corinthians enfrentará o Internacional. Na terça-feira (6), será a vez de enfrentar o América de Cali, pela CONMEBOL Sul-Americana.