Após dias de paralisação por conta das condições do mar, a etapa de Margaret River foi concluída na última segunda-feira (26). O sul-africano Jordy Smith saiu vitorioso e tomou posse da lycra amarela — com a vitória, o surfista conquistou seu terceiro título em etapas nesta temporada.
O brasileiro Ítalo Ferreira começou a temporada em grande forma e chegou a liderar o ranking mundial, mas vem enfrentando dificuldades para manter o alto nível de desempenho apresentado nas primeiras etapas. Em Margaret River, teve uma performance abaixo do esperado e acabou eliminado cedo. Para seguir como líder do Championship Tour 2025, Ítalo precisava torcer para que Jordy Smith não avançasse à final. No entanto, o sul-africano não apenas se classificou como também venceu a etapa, assumindo a liderança do ranking.
Jordy Smith teve uma atuação extremamente consistente ao longo de toda a etapa de Margaret River, encontrando excelentes ondas e registrando notas expressivas em todas as fases do evento. O sul-africano brilhou com um 9,50 nas oitavas de final, seguido por um 8,17 nas quartas, 8,50 na semifinal e mais um 8,50 na grande final. No caminho até o título, eliminou os irmãos Colapinto — Griffin e Crosby — que também vinham em ótima fase. Griffin, inclusive, havia conquistado a primeira e única nota 10 da etapa ao superar o italiano Leonardo Fioravanti nas quartas de final.