Novo comando

Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF com apoio massivo das federações

Com apoio de 25 federações estaduais e presença de 20 clubes das Séries A e B, dirigente roraimense assume comando da CBF até 2029 após afastamento de Ednaldo Rodrigues

 

Samir Xaud foi eleito neste domingo (25) como o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, ele foi candidato único no pleito e obteve 103 dos 108 votos possíveis. Seu mandato na entidade vai até maio de 2029.



A eleição contou com a participação de dez clubes da Série A e dez da Série B, além da presença de quase todas as federações estaduais — apenas a de São Paulo não participou da votação. O vice-presidente eleito, Ricardo Gluck Paul, destacou o compromisso com maior protagonismo dos clubes e afirmou que a nova gestão será uma oportunidade para estreitar os laços entre a CBF, as federações e as agremiações do futebol nacional.

A tentativa de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, de concorrer à presidência foi frustrada. Bastos não conseguiu reunir o número mínimo de apoios necessários: seriam necessárias assinaturas de ao menos cinco federações estaduais, mas Samir Xaud já contava com o suporte de 25 das 27.

Os clubes da Série A que marcaram presença na sede da CBF foram: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória. Da Série B, participaram: Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Samir Xaud assume o comando da CBF após a saída de Ednaldo Rodrigues, afastado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A nova gestão terá como desafio central a reconstrução da imagem da entidade e o fortalecimento do futebol brasileiro em todas as suas divisões.

Compartilhar

Tags