Mudanças no Tour

WSL revela mudanças para 2026: novo formato, Pipeline como etapa final e mais novidades

Pipeline, Havaí, volta a fechar o circuito e formato ganha novidades

 

A World Surf League anunciou nesta sexta-feira (2) que haverá mudanças no tour a partir de 2026. Assim como na última década, Pipeline voltará a ser a etapa final do circuito, valendo 15.000 pontos. O formato também será reformulado, deixando para trás o modelo do “Final Five” (mata-mata com os cinco primeiros do tour). A partir de 2026, o campeão volta a ser definido pelo sistema tradicional de ranking geral, consagrando o surfista com a maior pontuação ao fim da temporada.

Além de Pipe como etapa final, a liga anunciou a expansão do Championship Tour feminino, que passará a contar com 24 surfistas, seis a mais do que o formato atual, que conta com 18 competidoras. O masculino contará com 36 presentes na disputa do título na elite mundial. 

O calendário também sofreu alterações, com as etapas começando em abril e terminando em dezembro, diferente do atual que tem o início em janeiro e o final em setembro. Além disso, haverá dois eventos de posicionamento, em Peniche e Abu Dhabi. Outra grande mudança é o fim das repescagens. A partir de 2026, todas as baterias serão eliminatórias. 

A tradicional “perna australiana” passou por uma mudança no calendário e, agora, abre a temporada com suas três etapas consecutivas. Confira abaixo o cronograma completo do circuito: 

- Bells Beach, Victoria, Austrália

-Margaret River, Austrália

- Snapper Rocks, Queensland, Austrália

- Point Rock, El Salvador

- Saquarema, Brasil

- Jeffreys Bay, África do Sul

- Teahupo'o, Taiti

- Cloudbreak, Fiji

- Lower Trestles, Califórnia

- Surf Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

- Peniche, Portugal

- Pipe Masters, Havaí, EUA

As principais mudanças no CT

- Pipeline volta a encerrar a temporada, marcando o fim do circuito mundial, que perde o formato de mata-mata nas finais;

- O número de competidoras no feminino aumentou de 18 para 24 atletas;

- As nove primeiras etapas do tour contarão com 36 surfistas no masculino e 24 no feminino;

- A fase de repescagem foi eliminada do formato das etapas;

- No ranking, os atletas poderão descartar seus dois piores resultados entre as nove primeiras etapas;

- Apenas os 24 melhores homens e as 16 melhores mulheres avançam para as 10ª e 11ª etapas;

- A 12ª e última etapa será novamente em Pipeline, reunindo todos os surfistas e valendo 15 mil pontos — acima do padrão de 10 mil pontos de uma etapa regular do CT.

Compartilhar

Tags