Lula

Lula se reúne com empresários chineses em Pequim

Presidente tem uma agenda cheia de encontros com empresários durante sua visita oficial

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (12), em Pequim, tem uma agenda cheia de encontros com empresários durante sua visita oficial.

O presidente Lula terá encontros com os principais executivos de duas grandes companhias chinesas, conforme informações do Palácio do Planalto. Primeiramente, reunirá-se com Lei Zhang, da Envision Energy, empresa especializada na produção de turbinas eólicas. Posteriormente, o encontro será com Cheng Fubo, da Norinco, um grupo industrial diversificado com atuação nos setores de defesa, automotivo, fabricação de máquinas, produtos químicos e eletrônicos, entre outros.

Essas reuniões ocorrerão ao longo da manhã, no hotel onde Lula está hospedado, noite de domingo no horário oficial de Brasília.

Na segunda-feira, o presidente Lula manterá compromissos com empresários na China. Pela manhã (horário local), ele se reunirá com representantes do setor de saúde e participará da assinatura de acordos. À tarde, Lula encerrará o seminário Brasil-China, que congrega empreendedores dos dois países. Os eventos ocorrem ainda na madrugada de segunda-feira no Brasil.

Cúpula Celac-China

Na terça-feira (13), a visita oficial terá continuidade com a participação do presidente brasileiro na cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com o governo chinês. A Celac é a única organização que reúne praticamente todos os países latino-americanos.

Em Pequim, durante sua visita de Estado, o presidente Lula se reunirá com importantes líderes chineses, incluindo Zhao Leji, presidente da Assembleia Nacional Popular, o primeiro-ministro Li Qiang, e o presidente Xi Jinping no Grande Palácio do Povo. A previsão é que ao menos 16 acordos bilaterais sejam formalizados durante os encontros.

Lula, a primeira-dama Janja da Silva e uma comitiva de diversos ministros chegaram à China na noite de sábado (10), depois de visita à Rússia, onde o chefe do governo brasileiro de encontrou com o presidente Vladimir Putin, e participou da cerimônia de 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista.

Espera-se que o presidente retorne ao Brasil na quarta-feira (14).

Compartilhar

Tags