A primeira turma do Supremo Tribunal Federal condenou nesta quinta-feira (11) o ex presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de estado, sob a acusação de liderar uma trama golpista na tentativa de permanecer no poder. É a primeira vez na história do país que um ex presidente é punido por este crime e sua condenação repercutiu na imprensa internacional.
O The New York Times avaliou que a condenação deve acentuar o conflito entre Brasil e Estados Unidos. A agência de notícias Reuters destacou que Bolsonaro é o primeiro ex presidente condenado por atentado à democracia e sua sentença se soma a outros casos envolvendo líderes de extrema direita pelo mundo, como a deputada Marine Le Pen, na França, condenada por desvio de fundos públicos e o ex presidente Rodrigo Duterte, nas Filipinas, por crimes contra a humanidade.
Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Bolsonaro têm pânico de ser enviado ao Complexo Penitenciário da Papuda em regime fechado por temer sofrer maus tratos de outros presidiários, mesmo que fique em um local isolado, e de passar mal no local e não ter atendimento médico apropriado. O ex presidente também teme morrer no complexo. A colunista afirma que amigos próximos de Bolsonaro consideram ‘’humilhação’’ seu envio a um presídio comum.
Os advogados do ex presidente condenado já preparam um pedido para que ele cumpra sua sentença em prisão domiciliar.