Nesta terça-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou as obras da rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras, no estado do Rio. Durante a visita, o presidente fez um discurso, onde rebateu as supostas afirmações de casos de corrupção dentro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
“Parabéns ao Aloizio Mercadante (atual presidente do BNDES) pelo trabalho excelente no BNDES, porque quando ele pegou o banco só tinha denúncia. ‘Vamos apurar a corrupção no BNDES, vamos apurar caixa preta, pegar caixa preta’. Na verdade, eu sei o que deveriam pegar”, disse o presidente.
As falas de Lula rebatem as alegações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha presidencial de 2022, onde sugeriu que financiamento do banco no exterior poderia ter sido feito para desviar dinheiro público. O então presidente e candidato à reeleição chegou a prometer “abrir a caixa preta do BNDES”.
Ainda no assunto, o presidente Lula reforçou os resultados da auditoria feita pelo BNDES, em 2018, para investigar os contratos de empréstimos feitos a empresas e governos estrangeiros: “A verdade é que passaram 2 anos falando bobagem e depois foram obrigados a pedir desculpas porque não encontraram nada, porque é um centro de excelência. É um banco onde a inadimplência é quase zero, porque não é governado por partido. É governado por gente competente, que faz as coisas em benefício deste país”, afirmou Lula.