O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado pelos descontos não autorizados de mensalidades associativas na folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o governo federal, os beneficiários afetados serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025. O INSS começará a notificar cerca de 9 milhões de beneficiários que tiveram deduções relativas a mensalidades de filiação a associações, sindicatos e outras entidades sociais.
“O que eu acho mais grave, não foi dinheiro dos cofres públicos. Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Então, o crime foi um assalto aos aposentados e pensionistas deste país. Eles não foram no cofre do INSS, eles foram no bolso do povo”, afirmou o presidente.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou que os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos.
A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que a maioria dos aposentados e pensionistas desconhecia as entidades que faziam descontos de mensalidades não autorizados.
*Com informações da Agência Brasil