Ministros da Saúde do G20 estão reunidos esta semana no Rio de Janeiro para discutir uma proposta conjunta a ser apresentada na cúpula dos líderes, marcada para os dias 18 e 19 de novembro. Entre os temas prioritários, a ministra brasileira, Nísia Trindade, destacou nesta terça-feira, 29, a criação de uma coalizão para incentivar a produção de vacinas e medicamentos em regiões com acesso limitado a esses insumos.
Durante a entrevista, Nísia afirmou que essa proposta busca reduzir as desigualdades na distribuição global de vacinas, uma questão evidenciada durante a pandemia de covid-19, quando muitos países enfrentaram dificuldades para vacinar suas populações no início da crise.
A ministra também destacou o interesse do Brasil em promover iniciativas de saúde digital, discutir a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na saúde e propor um mecanismo de resposta a futuras pandemias.
Outro ponto central será a apresentação da plataforma brasileira "Saúde com Ciência", que combate a desinformação em saúde pública, especialmente em temas críticos e emergentes.
Essa reunião ministerial no Brasil reflete a postura do país de incentivar parcerias multilaterais e compartilhar iniciativas que fortalecem o sistema de saúde global.
Com informações da Agência Brasil.