A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, divulgou na noite desta quinta-feira (7), que no dia 17 de novembro, o 46° presidente dos Estados Unidos, Joe Biden tem uma agenda em Manaus. Biden fará uma rota amazônica, onde se reunirá com lideranças indígenas e outras que trabalham na preservação do ecossistema.
Mais cedo, Biden telefonou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para confirmar a viagem, que também incluirá a participação dele na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro. Segundo o governo norte-americano, esta será a primeira visita oficial de um presidente dos EUA à região.
"No Rio de Janeiro, o presidente Biden se reunirá com o presidente Lula, à margem do G20, para reforçar a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico sustentável", informou Jean-Pierre, em declaração aos meios de comunicação.
Durante a conversa com Lula, o presidente dos EUA confirmou a decisão de seu governo em aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Brasil na presidência rotativa do G20.
Lançada oficialmente em julho, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza visa canalizar recursos para programas e projetos que visam ao enfrentamento a esses dois problemas persistentes no planeta.
Com informações de Agência Brasil.