CASO BOLSONARO

PGR pode fazer três denúncias em uma só para ex-presidente Jair Bolsonaro

Expectativa é que a possível denuncia seja formalizada em fevereiro de 2025

Após a Polícia Federal ter concluído a investigação e apresentado o relatório final de cerca de 800 páginas ao STF na última quinta-feira, 21, e logo depois de ter analisado a documentação, o ministro Alexandre de Moraes encaminhou todo o material da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado para a PGR, uma nova etapa se inicia.

A partir de agora a PGR pode usar dados de três frentes de investigação sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro para formular uma denúncia única, caso observe medidas legais para o ex-presidente ser julgado.

A Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro, seu ex-ministro Braga Netto e mais 35 políticos, militares e assessores por participação nas tramas golpistas que tentaram impedir a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2023.

Agora cabe ao procurador-geral da República, Paulo Gonet decidir se oferece a denúncia para a Justiça. A expectativa é que ele apresente eventuais denúncias em fevereiro do ano que vem.

Gonet também poderá se valer das três investigações para montar uma denúncia. Concomitantemente a isso, surgiu na semana passada a revelação do plano para assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre Moraes. Essa investigação se insere na apuração de golpe de Estado, e o ligação de Jair Bolsonaro com o grupo também está sendo apurado.

 

Compartilhar

Tags