COREIA DO SUL

Presidente interino Choi Sang-mok pede às autoridades que evitem ferimentos aos civís

O Serviço de Segurança Presidencial tem reforçado o complexo esta semana com arame farpado e barricadas

Nesta quarta-feira (8), o presidente interino Choi Sang-mok solicitou às autoridades que façam o possível para evitar ferimentos aos cidadãos em conflitos físicos entre as agências governamentais durante a execução do mandado de prisão de Yoon.em 

O presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, enfrenta uma nova e tentativa de detê-lo por insurreição, após um investigador de alto escalão prometer fazer o que for necessário para superar um bloqueio de segurança e prendê-lo. 

Manifestantes que apoiam e se opõem a Yoon se enfrentaram nesta quarta-feira, 8, em temperaturas congelantes para realizar protestos nas ruas ao redor do complexo presidencial, depois que um tribunal emitiu novamente um mandado de prisão.

O Serviço de Segurança Presidencial (PSS) tem reforçado o complexo esta semana com arame farpado e barricadas feitas com ônibus para bloquear o acesso à residência, localizada em uma vila na encosta de uma colina em um bairro de luxo conhecido como a Beverly Hills da Coreia.

Yoon está sendo investigado criminalmente por insurreição devido à sua tentativa frustrada de impor a lei marcial em 3 de dezembro último, uma decisão que surpreendeu a Coreia do Sul e resultou no primeiro mandado de prisão para um presidente em exercício. Ele também enfrenta um julgamento de impeachment no Tribunal Constitucional.

Compartilhar

Tags