Neste domingo, 24, o candidato de esquerda, Yamandú Orsi foi eleito presidente de Uruguai. Yamandú venceu no segundo turno das eleições. Em sua campanha, o partido olhou para a justiça social, desenvolvimento sustentável e unidade nacional.
O candidato à presidência, Yamandú derrotou o candidato do Partido Nacional, Alvaro Delgado no segundo turno das eleições com apoio do atual presidente, Luis Alberto Lacalle Poum. No total, 2.727.120 uruguaios estavam aptos para votar.
O presidente eleito ganhou notoriedade no pleito após o apoio do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica. No primeiro turno das eleições, Mujica subiu ao placo, mesmo com a saúde fragilizada, para defender seu candidato.
No primeiro turno, no dia 27 de outubro, Yamandú Orsi, da coalisão de esquerda Frente Ampla, e o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado brigaram pela eleição presidencial do Uruguai . Após a apuração de 99,92% dos votos, Orsi teve 43,94% e Delgado, 26,77%.
O segundo lugar obteve 17 pontos a menos que o primeiro, mas o terceiro, o quinto, o sexto e o sétimo colocados integram a mesma coalizão governista. Juntos, somaram 47,5%, superando Orsi em 3,5 pontos, o que levou a disputa ao segundo turno.